Após o fechamento do diagnóstico, e confirmado o TEA, é importantíssimo que o paciente possa passar por diversas terapias.
Estas terapias são de extrema importância, pois irão auxiliar ao Autista, e aos familiares, a convivência, a evolução, melhoras de sintomas, comportamento, aprendizado e muito mais.
1.Terapias comportamentais - essas terapias se concentram em mudar comportamentos problemáticos e ensinar novas habilidades sociais e de comunicação. Exemplos incluem terapia ABA (análise do comportamento aplicada), terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia ocupacional.
2.Terapias baseadas em habilidades - essas terapias se concentram em desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de pensamento crítico. Exemplos incluem terapia de fala e linguagem, terapia ocupacional e terapia de integração sensorial.
3.Terapias baseadas em medicação - essas terapias envolvem o uso de medicamentos para tratar sintomas associados ao autismo, como ansiedade, hiperatividade e transtornos do humor.
4.Terapias alternativas - essas terapias incluem abordagens não convencionais, como acupuntura, massagem, dieta e suplementos alimentares. Algumas dessas terapias não foram comprovadas cientificamente para tratar o autismo, e é importante discutir quaisquer tratamentos alternativos com um profissional de saúde qualificado antes de experimentá-los.
5.Terapias de integração sensorial - Essa terapia tem como objetivo ajudar as crianças a lidar melhor com a entrada sensorial do ambiente e pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas
Haoma by Dna Clinic - Essência da Vida!
- Foto Ilustrativa: Freepik (licenciada)