Logo

Prova Cruzada por CDC - [LG001]

Prazo de Entrega - 5 dias corridos
Necessário Agendamento
Descrição do Exame

A prova cruzada ou “cross-match é empregada para avaliar se o receptor não é sensibilizado contra os Ag de histocompatibilidade do doador (ainda que seja seu primeiro transplante),o que deve resultar negativa. Esta avaliação é realizada através de um ensaio "in vitro" no qual uma amostra de soro do receptor é misturado com linfócitos do doador e incubados por um período. Após a incubação, durante a qual deve ocorrer a formação de complexo antígeno-anticorpo (se no soro houver a presença de anticorpos anti-HLA), adiciona-se ao sistema, uma fonte de complemento, que deverá provocar a lise de linfócitos reconhecidos pelos anticorpos. Na reação positiva, uma vez que existem anticorpos específicos anti-doador em circulação, se for realizado um transplante, este poderá ser rapidamente rejeitado. A reação de "cross-match" positiva pode ser observada em pacientes que foram submetidos a transfusões múltiplas, mulheres multíparas ou indivíduos que já foram previamente transplantados.

Formulário de Requisição Termo de Consentimento

Instruções
Exigência Descrição
Materiais
  • Sangue Periférico
  • e
  • Soro
Conservantes
  • ACD
Volume Recomendável 1 tubo ACD de 8,5mL e 1 tubo de seco de 4mL
Tempo de Jejum Jejum não obrigatório
Metodologia

A metodologia usada no exame é Prova Cruzada por CDC.

Prova Cruzada por linfocitotoxicidade dependente de complemento (CDC) é uma técnica utilizada para determinar a existência de anticorpos anti HLA no soro do receptor direcionados contra os antígenos HLA expressos na membrana da célula do doador.

Em placas de Terasaki, o soro do receptor é incubado com linfócitos T e B do doador. Se existirem anticorpos pré-formados no soro, o anticorpo se unirá aos antígenos HLA expressos na superfície dos linfócitos do doador, formando o complexo antígeno-anticorpo. Após esta incubação, adiciona-se soro de coelho como fonte de complemento. O componente C1q do sistema complemento irá se ligar à porção Fc do anticorpo, e esta ligação inicia a cascata do complemento que resultará na lise da célula, o que será observado ao microscópio de imunofluorescência após a adição de corante. Nas reações positivas os linfócitos ficarão corados em vermelho e nas negativas ficarão corados em verde.

Limitações do exame

A Prova Cruzada por Citotoxicidade Dependente de Complemento (CDC) tem menor sensibilidade se comparada com a Prova Cruzada por Citometria de Fluxo.

Doenças Relacionadas
Outros nomes
  • Prova cruzada Linfócitos T e B (receptor)
Pesquisar outro exame

Resultado de Exames