Logo

T4 - NEONATAL

ANS
Prazo de Entrega - 4 dias úteis
Código
NT4
Interpretação
O Hipotireoidismo Congênito (HC) é causado pela incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos. O recém-nascido com Hipotireoidismo Congênito geralmente apresenta sintomas ao nascer, mas com o tempo a deficiência dos hormônios tireoidianos leva ao atraso de desenvolvimento e deficiência mental grave.
O momento ideal para o diagnóstico do Hipotireoidismo Congênito é, sem dúvida, o período neonatal, pois é sabido que a partir da segunda semana de vida a deficiência de hormônios tireóideos poderá causar alguma lesão neurológica.
Material
SANGUE CAPILAR
Método(s) e valor(es) de referência
MétodoParâmetroValor de referência
FLUORIMÉTRICOT4 - TIROXINA
6,0 a 20,0 µg/dL soro equivalente
Produção do exame
Volume Mínimo * Ver Meio de coleta
Prazo 4 dias úteis
Realização Segunda a sexta-feira
Meio(s) de coleta Papel filtro * Preencher totalmente 2 círculos contidos no cartão
Instruções de preparo
Dieta: Coletar preferencialmente após 48 horas da primeira mamada. (NT4) Outros: Realização de transfusão sanguínea deve ser sinalizada no cartão de coleta. (NT4) Medicação: Uso de medicações antitireoidianas pela mãe e o uso de corticóides pela mãe e pelo bebê devem ser sinalizados no cartão de coleta. (NT4)
Instruções de coleta
Coleta - Teste do pezinho: (NT4) Faça a antissepsia do calcanhar do bebê com algodão umedecido em álcool 70%, massageando bem para ativar a vasodilatação. Quando o calcanhar estiver avermelhado, espere o álcool secar e puncione, com uma lanceta de ponta fina, o local escolhido. Encoste o verso do primeiro círculo do papel-filtro na gota de sangue formada. Deixe o sangue fluir naturalmente. Faça, lentamente, movimentos circulares com o papel, impedindo que o sangue coagule no calcanhar, ou no papel, durante a coleta. Permita que o sangue preencha completamente a superfície do círculo. Nunca faça a coleta na frente e no verso do papel para preencher o círculo. Espere que o sangue atravesse o papel naturalmente e preencha todos os círculos solicitados, repetindo o procedimento anterior em um círculo de cada vez. O preenchimento deve ser sequencial, nunca retorne ao círculo anterior. O período ideal para a coleta do teste do pezinho é entre o terceiro e o sétimo dia de vida e as amostras devem ser encaminhadas o mais rápido possível, uma vez que a conservação e a agilidade no transporte da amostra são essenciais para a eficácia do teste.
Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2 a 8 °C) com a amostra embalada em papel alumínio dentro do cartão de coleta. (NT4)
Instruções de rejeição
Rejeição TEM: (NT4) As amostras poderão ser rejeitadas para análise se as informações estiverem incompletas, qualidade da coleta ou se a amostra de sangue for insatisfatória: sangue não homogêneo, contato com superfície estranha, papel amassado ou rasgado, mal colhido ou insuficiente, hemolisada, amostra com aspecto escurecido, papel duro ou retorcido, contato com algum líquido estranho, plasma ou álcool durante a coleta, amostra com contaminação fúngica e amostra borrada. Não serão aceitas amostras coletadas em cartões de coleta que não forem fornecidos pelo laboratório Diagnósticos do Brasil.
Instruções adicionais
Formulário: Preencher corretamente todos os campos contidos no cartão de coleta. (NT4) Data de revisão: 20/05/2019. (NT4)
Outros nomes
CBHPM - 40316548
Pesquisar outro exame

Resultado de Exames