Nossos painéis para Câncer Hereditário analisam as síndromes de predisposição ao câncer mais frequentes, que levam ao desenvolvimento de tumores como: Mama e Ovário, Colorretal, Próstata, Pulmão, como também genes associados ao aumento da suscetibilidade ao aparecimento de neoplasias.
Câncer colorretal (CCR) hereditário corresponde a aproximadamente 20 a 30% de todos os casos da doença.
As principais síndromes hereditárias de predisposição ao CCR são a Síndrome de Lynch ou Câncer Colorretal Hereditário Sem Polipose (HNPCC) e a Polipose Adenomatosa Familiar (PAF). As demais são: Polipose Associada ao gene MUTYH, associada com alterações no gene MUTYH; e Síndrome da Polipose Juvenil Familial, relacionada a alterações nos genes SMAD4 e BMPR1A.
A HNPCC é caracterizada pelo aumento no risco de câncer intestinal e presença de outros diferentes tipos de tumores primários, tais como: endométrio, ovário, mama, sistema nervoso central, trato hepato-biliar, intestino delgado, trato urológico, estômago, pâncreas, e sistema linfático e hematopoiético. A causa genética resulta de alterações nos genes MSH2, MSH6, MLH1 e PMS2.
Já a PAF tem como principal característica clínica o surgimento de múltiplos pólipos adenomatosos em cólon e/ou reto. É uma síndrome causada por alterações no gene APC.
As indicações para rastreamento genético, utilizando os critérios de Bethesda, são:
• CCR diagnosticado em paciente com menos de 50 anos;
• Presença de CCR sincrônico ou metacrônico, ou com outro tumor extracolônico, associado à síndrome, independente da idade;
• CCR com histologia sugerindo presença de linfócitos infiltrando o tumor, reação linfocítica Crohn-like, diferenciação mucinosa ou em anel de sinete ou padrão de crescimento medular, diagnosticado em paciente com menos de 60 anos;
• CCR diagnosticado em um ou mais parentes em 1º grau, com tumor relacionado à síndrome*, com um dos tumores tendo sido diagnosticado antes dos 50 anos;
• CCR diagnosticado em um ou mais parentes de 1º ou 2º graus, com tumores relacionados à síndrome, independentemente da idade.
No Painel Câncer Hereditário - Câncer Colorretal - Ampliado II analisados 14 genes: MSH2,MSH6, MLH1, APC, PMS2, BUB1B, BMPR1A, CHEK2, EPCAM, FLCN, MUTYH, TP53, SDHD e SMAD4, incluindo grandes deleções e inserções.